2015 – ANO DE MARTE

Marte 2015 - folder

De ciclos é o Universo, de ciclos é a vida que recebe sua influência. A cada ano um planeta, representando um tipo de energia, é oferecido ao inconsciente coletivo, e se percebida, gera decisões mais acertadas. Estado de presença é mesmo uma benção!

2015 será o Ciclo de Marte, planeta que rege o signo de Áries. O ciclo inicia-se no ano novo astrológico que ocorre em 21 de março.

A seqüência dos ciclos menores astrológicos (regência anual) obedece a uma ordem. Estamos saindo de Júpiter, o expansivo, senão exagerado, e entrando em Marte. Marte informa que o indivíduo encontra-se não só em atividade, mas como também possui o poder, a capacidade de agir. Quem faz desta ação algo tangível é o planeta, pois ele é a potência, aquilo que estimula para que a energia seja transformada junto ao possuidor das ações. Portanto, Marte promove ação, sugerindo a busca de novas conquistas. Se isto vai ocorrer do “Eu pra mim” (egoísmo) ou do “Eu pra Nós” (altruísmo), o importante é que cada qual experimente suas ações e aprenda com elas, no sentido a sempre buscar algo que incorpore o bem comum, ou seja, que busque imprimir valores aplicados a uma ética humanista.

Os ciclos maiores possuem duração de 36 anos e atualmente estamos sob a regência do Sol que se encerra no ano de 2016, daí recebendo Saturno. Portanto, teremos duas forças empreendedoras nos favorecendo em 2015, e ainda considerando o fato de que Marte é tratado como o braço direito do Sol, além de ser filho de Júpiter, Zeus. 2014 passa o bastão do pai para o filho que se encontra bem alimentado, cheio de energia.

Quem desejar entender mais sobre Júpiter 2014, o texto que escrevi encontra-se neste link: (texto sobre Júpiter 2014)

 MARTE E SUAS DIVERSAS REFERÊNCIAS.
 Ajudando a auto-análise.

Astrologia Tradicional:  Marte encontra-se domiciliado, com toda potência, nos signos de Áries e Escorpião. Vive exilado em Libra, exaltado em Capricórnio (ambição) e em queda do signo de Câncer, o sentimental da astrologia. Marte sem aspectos com outros planetas no mapa astrológico, vira morno, sem tesão, assim como Mercúrio que perde sua melhor função que é a exatidão psíquica. Também, a relevância de Marte está no fato de mostrar, através da astrologia cármica, o mau uso que a pessoa fez da sua energia em outra vida, oferecendo agora ações que podem gerar alguma fraqueza ou mesmo frustrações, desgosto. Mas ainda assim, Marte as fomenta colaborando no cumprimento do karma que são as ações daquele Ser. Este ponto está bastante conectado com o planeta Saturno junto ao Mapa Natal, planeta que mostra a missão, a direção das ações, onde irá exigir responsabilidade e paciência.

SimboloMarte-150x150Seu símbolo se transformou no tempo.
Antes era uma cruz, indicativo da matéria, colocada acima do círculo, indicativo do espírito. Depois a cruz virou uma seta para diferenciar da cruz de Vênus, onde nela fica abaixo do círculo, indicando a prosperidade espiritual. Portanto, o sentido de Marte obscurece a parte espiritual e seu impulso é levar o homem à ação material, física. É um símbolo de luta, uma resposta ao estímulo, a individualidade, a sobrevivência, à autopreservação.

Anna Maria Costa Ribeiro, uma Guru virginiana da Astrologia diz que Marte no mapa das mulheres indica que tipo de homens ela atrai, e no mapa de homens como agem com as mulheres.

Astronomia: Marte é conhecido como o “planeta vermelho”, pois sua superfície está repleta de óxido de ferro e é bastante irregular com imensos vulcões, crateras e desfiladeiros. As mudanças de estação são bruscas, variando da noite para o dia de 26°C a -17°C, com uma atmosfera fria e rarefeita.  Possui dois satélites: Fobos (medo) e Deimos (Terror), o que o oferece uma energia que oscila entre covardia e brutalidade, ambos com capacidade destrutiva.

Astrologia Védica: Marte recebe o nome de “Mangala” ou “Angaraka” (sânscrito, “aquele que é de cor vermelha”), onde além de ser considerado Deus da Guerra, também é do celibato (?!!). Nasceu de três gotas de suor da testa de Shiva, Deus da trilogia Hindu. Também nesta astrologia rege o signo de Áries e co-rege Escorpião. Mangala é um professor das ciências ocultas. Sua figura está pintada de vermelho ou cor da chama e possui quatro braços, encontrando-se montado num carneiro. É tratado como um maléfico de primeira ordem.

Alquimia: Marte representa a ousadia que, quando integrada ao amor impessoal, transforma-se em coragem – e não apenas petulância – que necessariamente engloba o valor “respeito” ou “compaixão”.

Mitologia: Deus romano da guerra ou Ares, Deus grego, filho de Zeus e Hera. O grande amor de Marte foi Vênus (aqui, Libra, signo oposto) da qual nasceram Eros e Harmonia. Foi um relacionamento adúltero, pois Vênus era casada com Vulcano.

Biopsicologia:  Marte rege “Manipura Chakra”, gatilho psicofísico que molda a estrutura emocional do Ego. Manipura significa “cidade ornada de jóias”. Nesta mesma área vive Kanda, o cérebro etéreo, para onde convergem as trilhas energéticas dos corpos denso e sutil. Entende-se que o Ego é uma peça de articulação do Divino junto ao meio, levando o Ser a mais plena atividade e cumprimento do karma/dharma. A glândula endócrina atuante no processo físico deste gatilho psicofísico é o Pâncreas que quebra o alimento, o digere, e regula o açúcar no sangue, glicose, fonte de energia do corpo, onde só o cérebro consome 20% do total.

Arquétipo: No inconsciente coletivo equivale ao Arquétipo do Herói. Quando este arquétipo está ativo em uma pessoa, ela se fortalece com o desafio, se sente ultrajada pela injustiça e responde rápida e decisivamente à crise ou à oportunidade. Há uma semelhança – e até uma afinidade – entre os arquétipos do Explorador e do Herói. Mas enquanto o Explorador busca encontrar a si mesmo, o Herói quer se ratificar ou provar, tentando sempre superar os seus limites, além de constantemente tentar melhorar o mundo em diversos aspectos, fazendo dele um lugar melhor, mais encantador e agradável. Este arquétipo funciona visando a um maior bem estar da sociedade no longo prazo. Lema do Herói: “Onde há vontade, há um caminho”

Numerologia: Será o ano do número 8, representando ação e reação; causa e conseqüência, aquilo que se planta, colhe-se, sem demoras. Bom para os aprendizados no ambiente onde “Eu Sou Um Outro Você”. Bateu? Levou! (de si mesmo!).

Horóscopo Chinês: O animal é a Cabra, a energia marciana direcionada para algo mais introspecto, onde a sensibilidade artística é potencializada como forma de expressão individual. Neste caso, Marte exibe um aspecto exterior mais modesto e calmo, porém com o interior bem decidido quando ameaçado, reagindo com apaixonada firmeza. Também, pode influir na sexualidade, pois a Cabra é vista como um signo dos mais femininos do horóscopo chinês, mesmo sendo também regido por Marte.

Candomblé: Saúda o Orixá Ogum (São Jorge) que é também regido por Marte, simbolizando a necessidade de lutar e ser perseverante perante os problemas e dificuldades que se apresentarem. Cair, levantar e seguir em frente.

O banho de limpeza áurica é: espada de são jorge, coroa de ogum, comigo ninguém pode, lança de ogum, folhas de jabuticabeira (2 opções no mínimo).

Perfume de Ogum: Almiskar.

A MENSAGEM DERRADEIRA DE MARTE 
Astroboy001w[1]
braço direito do Sol e filho de Júpiter

Quantas centenas de idéias boas você já teve e as descartou por conta de medo e resistência ao novo? Lembre-se que nós somos potência, energia que transforma. A única coisa que pode bloquear toda essa abundância de energia é uma condição primária em nós humanos, o cérebro reptiliano. Isto não é um mero conceito científico. Na real é fundamental que existe, pois é ele que nos mantém vivos a milhares de anos, sobreviventes na mais visceral manutenção de segurança. Neste ambiente, os impulsos são puramente primitivos e predominantes no comportamento humano. Este cérebro “jacaré” age, inclusive, por recuo na maioria das vezes, pois evita arriscar a vida. Sendo primário, bloqueia nossa genialidade e mesmo a vontade de realizar as coisas. O gênio opta pela liberdade. O réptil opta pela segurança.

A potência de Marte no signo revela onde vive o gênio. Isto não significa unicamente que se trata de uma ação certeira seguir Marte, pois o todo do Mapa Astrológico revela a essência. Todavia, é uma colaboração para a auto-análise e o indício por onde se deve agir.

A SEGUIR, MARTE NOS SIGNOS

Marte em Áries

Ação direta, nem vê se tem algo na frente. Segue em frente, ultrapassa obstáculos, desejos sem fim. Nos relacionamentos deseja gratificações sexuais sem precisar se preocupar com o parceiro. Independência, racionalidade, egoísmo, impaciente, auto-afirmação, movimento constante. Pensar pra quê?

Marte em Touro

Instintiva jornada para se tornar totalmente autossuficiente. Os desejos serão vinculados aos valores elegidos como plataforma do caminhar, talvez ligado a ética, algo que envolve o coletivo.

Marte em Gêmeos

Questionador sobre a natureza da sua realidade. Seus desejos serão ligados a recolhimento de fatos, opiniões e compreensão da diversidade da vida forma intelectual. Nos relacionamentos busca encontrar parceiro que está disposto a ouvir e se comunicar em uma diversidade de pensamentos, idéias, fatos, desafiando constantemente o intelecto.

Marte em Câncer

Procura criar um ambiente estável e seguro para si e sua família. Com este desempenho também está aprendendo a criar segurança interna total. Nos relacionamentos será importante se sentir seguro e ser capaz de confiar em seu parceiro.

Marte em Leão

Está aprendendo a ser o capitão do seu próprio navio. Os sonhos agora se tornam especiais, demarcando o destino. Nos relacionamentos é importante receber feedback positivo e ter a liberdade para realizar seus sonhos especiais que só ele é capaz de sonhar… Só ele!

Marte em Virgem

Cria a auto-análise interna através de crises. Estas crises são catalisadores para a compreensão e auto-aperfeiçoamento. Nos relacionamentos precisa ter longo tempo para executar as listas intermináveis ​​”do que fazer”, a fim de explorar o seu próprio mundo interior e conectar-se a um espaço de aceitação interna e compaixão.

Marte em Libra

Vários relacionamentos estarão acontecendo, a fim de poder expor seus valores, crenças, idéias e experiências pessoais, e que existem na vida de outras pessoas. Isto ensina mais sobre si mesmo num contraste equilibrado para com os outros. Nos relacionamentos pessoais uma vida mais social será necessária.

Marte em Escorpião

Penetrar nas profundezas de sua própria psique, a fim de se tornar ciente de todas as intenções, motivações e desejos que existe dentro de si. Quando enfrenta esses aspectos de si mesmo, liberta-se das limitações que elas impõem. Nos relacionamentos opta por praticidade na autossuficiência e segurança interna, a fim de libertar-se do medo da intimidade, normalmente ligado a sentimentos de abandono, traição e perda.

Marte em Sagitário

Explorar e expandir a natureza da sua verdade pessoal e abordando grandes questões, aprendendo a experimentar diretamente suas crenças. Nos relacionamentos precisa sentir a aventura da vida e ter a liberdade para explorar o mundo e do Universo.

Marte em Capricórnio

Sentimento da necessidade de desbloquear e se libertar de todas as formas de julgamento, da supressão emocional e regras e regulamentos pessoais. Nos relacionamentos precisa sentir-se seguro e protegido, a fim de permitir que as emoções profundas emerja sem medo de julgamentos.

Marte em Aquário

Libertando-se de quaisquer padrões, estilos de vida e ambientes que reflitam a não contemporaneidade. Nos relacionamentos, aceita a sua própria individualidade e excentricidade, e, como inovador, permite que todas as idéias revolucionárias sejam vivenciadas.

Marte em Peixes

Atualizando todos os desejos visualizados dentro de sua psique. Esta energia é o culminar de todo um ciclo evolutivo. Nos relacionamentos, é importante ter a liberdade para usar o tempo na prática da meditação. Também é importante seguir todos os sonhos, por mais irracional que possa parecer. Alguns podem se manifestar totalmente e outros não. Os desejos ainda estão sendo manifestado como experiências relevantes.

Saudações. Amor, saúde e paz na vida de todos os seres.

Stupa Lima – VOR Life Coaching
IstoÉsTU – Programa de Treinamento em Autoconhecimento

15 comentários em “2015 – ANO DE MARTE”

  1. Apreciando o compromisso você colocar em seu local e em profundidade informações você presente.
    Tem boa vir através de um blog de vez em quando não é a mesma indesejados requentada informações.
    Fantástico! Tenho indicador seu site e estou adicionando seu RSS feeds para minha
    conta do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *