Como principal alimento e responsável por todo processo inteligente e consciente da vida, a respiração bem que deveria receber mais atenção da nossa parte.
Fora os momentos do enorme bocejo, é raro lembramos da respiração. No entanto, se pudéssemos desenvolver o bom hábito de atuar sobre ela, modificando-a em diferentes ritmos e contrastes, por meio de exercícios simplórios e eficazes, harmonizaríamos o metabolismo e a favor da nossa própria genética. Poderíamos, inclusive, manipular o estado emocional presente e mesmo alterá-lo definitivamente para um estado de maior plenitude.
A respiração e o cérebro.
Os canais nasais agem diferentemente sobre os hemisférios cerebrais e consequentemente agem sobre o sistema nervoso autônomo, responsável pelos controles involuntários de órgãos internos com seus efeitos expressivos.
Se você respirar somente pela narina esquerda, fechando a outra, a corrente de ar inspirada agirá com maior ênfase sobre o hemisfério direito. Esse hemisfério é o responsável por nossa atividade emocional e coordena todo o lado esquerdo do corpo, o mesmo na narina usada. Por sua vez, o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) Parassimpático será ativado levando a um amplo relaxamento.
Se respirar somente pela narina direita o hemisfério esquerdo estará em foco. Esse hemisfério é responsável por nossa atividade lógica e coordena o lado direito do corpo. Será o SNA Simpático a ser ativado o que produzirá certa agitação.
Outro ponto é sobre os elásticos tecidos pulmonares que podem alcançar mais de 100m²!!
Mas para usar toda essa capacidade pulmonar precisamos iniciar a respiração no abdômen e direcionar o fluxo do ar para ascender ao peito. Isso representa três fases distintas: abdômen, diafragma (próximo as costelas flutuantes) e alto do peito. É como o grande bocejo com a diferença que se estará utilizando somente as narinas.
É isso é só uma apresentação elementar sobre o poder da respiração.
Existem diversos outros exercícios que manipulam nosso organismo – ativam ou freiam determinados estímulos, harmonizam o fluxo hormonal, acalmam ou acordam a mente, favorecem um sono profundo e revigorante, preparam o cérebro para um teste, desenvolvem a concentração e por aí vai.
São reais as muitas vantagens que obtemos apenas pelo ato de respirar CONSCIENTEMENTE.
Mas o fundamental mesmo é que quando a respiração recebe nossa atenção, percebemos o ritmo com que dançamos a nossa própria vida e se torna possível presenciar se de fato queremos mante-la assim ou o que podemos fazer para melhorar o passo.
R E S P I R A !!!!