SEROTONINA: VIVA O INTESTINO

2_gethappySEROTONINA:

felicidade, bom sono, bom apetite e bom trânsito intestinal.

Produzida em 90% no intestino, a serotonina é um neurotransmissor, ingrediente que faz a comunicação entre os neurônios e que permite nossa interação com o meio ambiente de forma harmoniosa consigo mesmo. Bioquimicamente falando, a serotonina do intestino é a mesma produzida no encéfalo, só que não necessariamente é encaminhada ao cérebro, pois ela tem necessidade de uso local. É que ele próprio, o intestino, é um cérebro com seus mais de 100 milhões de neurônios. Existe, inclusive, na literatura do Tantra Yoga, o “KANDA”, “cérebro etéreo”, ou “Nabhi Kanda” que não deve ser confundido com o “chakra umbilical”, visto que, estão próximos. Este ponto esotérico no corpo humano recebe todas as 72 mil trilhas (nadis) de corrente energia prânica e que sustentam uma vida sã. Este ponto central sai de sua posição natural em virtude de várias questões: trauma, susto, esforço físico, alto nível de stress. Através de exercícios específicos do Yoga é possível reposicioná-lo, algo que precisa ser feito constantemente, a fim de manter um bom fluxo de energia sutil por todo o organismo.

No encéfalo a serotonina é produzida pelos neurônios do circuito do prazer e da atenção. No intestino, atua no bem estar gástrico, pontuando aqui a nutrição.

Ritmo cardíaco, sono, apetite, regulação de certos hormônios, como a melatonina (sono/vigília) e até o humor compõe os resultados da forte influencia da concentração dessa substância em nosso corpo. No entanto a sua baixa gera cansaço, tristeza, ansiedade, depressão, enxaqueca, e até algumas doenças mentais mais sérias, como a esquizofrenia.

Para alavancar serotonina, além dos alimentos abaixo, exercícios físicos e a fundamental m e d i t a ç ã o que gera uma enxurrada da substância:

– chocolate amargo que é muito querido durante o período pré-menstrual exatamente porque existe uma natural diminuição desse neurotransmissor;

– vinho tinto;

– peixes em virtude do ômega 3;

– abacaxi, porém, frutas em geral;

– cereais integrais.

Vilões: baixo consumo de líquido e fibras.

467-4

 

3 comentários em “SEROTONINA: VIVA O INTESTINO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *