O Programa IstoÉsTU é formulado àqueles que desejam se aprofundar no autoconhecimento e praticar exercícios que ampliam o bem-estar. Envolve três áreas do conhecimento.
ASTROLOGIA: autoconhecimento. A observação dos antigos e modernos pensadores sobre a natureza humana, juntos oferecem conteúdos sobre as personalidades e suas demandas reativas, arquetípicas, mitológicas. Torna-se possível, assim, interpretar o funcionamento psíquico do indivíduo e perceber os meios que o levarão a descobrir o melhor de si mesmo.
BIOPSICOLOGIA: mente e emoções. Estudos e práticas para se cultivar o equilíbrio emocional, reconhecer esse ambiente e ampliar a habilidade em lidar com o mundo. É um treinamento teórico-prático com base no conhecimento dos Tantras e da neurociência. Trata da mente, do aparato sensorial e hormonal (emoções)
YOGATERAPIA: práticas físicas e respiratórias combinadas para agir sobre o sistema endócrino e linfático.
Elaboração de programa personalizado com base na análise astrológica e biopsicológica.
www.istoestu.com.br (livros)
MONTE SEU PRÓPRIO GRUPO ou FAÇA INDIVIDUALMENTE - De 1 a 4 participantes em dias e horários de comum acordo, incluindo fins de semana.
A Origem do Programa “IstoÉsTU”.
Unir ciência e esoterismo, ocidente e oriente, é visto aqui como forma de desenvolver um conteúdo contemporâneo e invocar a espiritualidade moderna. A base de estudos segue a sabedoria dos antigos das grandes culturas do mundo e das tradições religiosas, em especial a literatura do Tantra.
A expressão “IstoÉsTU” é uma tradução do sânscrito “Tat Tvam Asi”, contida no sexto capítulo da literatura milenar hinduísta “Chandogya Upanishad”, 600aC. Aí, pai-professor repete como um refrão para o filho-aluno, a natureza de Brahman, a realidade suprema. A expressão teve sua interpretação mais literal através do pensador do Século 8/9, Sir Shankara (Advaita-Vedanta), para quem a declaração era uma das grandes afirmações fundamentais de sua doutrina. No início do séc XXI, Joseph Campbell publicou o livro “Thou Art That – Transforming Religious Metaphor”, onde aborda o mesmo princípio filosófico, a partir do profundo conhecimento mitológico do autor.
GLÂNDULA PINEAL
A glândula pineal compõe o sistema endócrino, possuindo acesso a todo ele. Regula o ciclo de sono e do estado de vigília, através pela liberação do hormônio “melatonina”. A melatonina não só é necessária para um bom sono, mas também regula o início da puberdade e luta contra os radicais livres prejudiciais. Em crianças é segregada mais melatonina do que em adultos, fazendo isto para inibir, num primeiro instante, o desenvolvimento sexual. Após a puberdade, a glândula pineal encolhe e libera menos melatonina. Tempo de maior atividade junto a vida.
